Recordações/Paisagens de uma vida...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pico...Uma Maravilha...

Uma linha, um olhar, um relevo, acima de tudo uma paisagem que inspira tranquilidade, confiança em hábitos e tradições, longe de confusão, de trânsito, onde prevalece a natureza em abundância, um povo acolhedor cheio de energia e boa disposição, no fim contas uma das 7 maravilhas de Portugal.
Antepassados vividos em angústia e sofrimento, por ver os homens a embarcar nas canoas baleeiras em busca do seu sustento arriscado, defrontando o ser mais temível dos mares, o cachalote.
Os tempos passam, a caça a baleia termina, as gentes desta terra viram-se para a terra em busca de sustento, sempre cheios de vontade e acima de tudo fé, que os faz mover as terras em busca de alimento. Contudo, com o fim da caça a baleia surge as empresas de whale wacthing, que trouce de novo, a alma aos portos locais, onde turistas de todo o mundo por cá passam para ver o mais temível animal do mar, como se caçava, como se comercializava.
Nos dias que correm, o Pico, é algo fenomenal, pois do mar, foi evoluindo para terra, foi-se explorando as suas lindas paisagens, os seus relevos vulcânicos, a vinha protegida, as lagoas, e acima de tudo, a subida ao ponto mais alto de Portugal, de onde se vislumbra imagens únicas quer do Pico, quer das ilhas vizinhas, sendo as mais procuradas, o nascer e o pôr-do-sol.
No fim de contas, as gentes desta terra foram recompensadas, pelo seu trabalho, sofrimento, boa disposição, pois….o Pico podia não ser uma das 7 maravilhas de Portugal,…Podia, mas não era a mesma coisa.

Saudações Lepras

Nenhum comentário:

Postar um comentário